PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

domingo, 14 de agosto de 2011

Dica do Antonio Nascimento

Queridos amigos, passamos por umas semanas de correria e as visitas ao blog continuam de vento em polpa, por isso vamos correr com tudo isso!

No mês passado o Mestre Antônio Nascimento passou essas dicas para a revista Sport life e não podíamos deixar de passar aqui para os nossos amigos leitores e corredores.

Aí vai a lista de 5 itens que não podemos deixar de ter atenção antes de uma prova.

1)  BUSCAR TODAS AS INFORMAÇÔES POSSIVEIS DO EVENTO A PARTICIPAR.
É muito importante saber que dificuldades vamos encontrar na prova, seja no percurso, numero de inscritos, postos de abastecimento, tipo de piso e segurança durante o evento.

2) CHEGAR A PROVA, EM CIMA DA HORA.
Para muitos pode parecer insignificante, mas o facto de chegarmos ao local antes para poder fazer um aquecimento e principalmente fazer a ultima checagem do equipamento é um dos pontos mais importantes, muitos atletas por estarem atrasados jogam fora meses de treino, por esquecer o chip, dorsal, o material próprio de alimentação, como o seu próprio gel ou as barras energéticas.
Para quem tem a possibilidade o ideal seria chegar um dia antes e assim realmente poder fazer uma grande preparação e aproveitar para descansar bem antes do evento.

3) JANTAR E TOMAR O PEQUENO ALMOÇO DIFERENTE ANTES DA PROVA.
Esse ponto é primordial, pois nos habituamos a comer determinados tipos de alimentos durante as semanas de treinos para a prova, e com isso nosso organismo ao receber alimentos totalmente fora da nossa rotina pode sofrer grande impacto, um exemplo simples é quando vamos para uma prova em outra região ou mesmo Pais, e na noite anterior a prova saimos para jantar.
As tentações de uma culinaria diferente podem ser fatais, ou mesmo no pequeno almoço, quando estamos em um hotel e temos muita coisa diferente, principalmente em relação a muitos alimentos com alto teor de gordura. 

4) ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO DURANTE A PROVA.
É muito importante tomar atenção a esses itens, pois temos manter a mesma rotina dos treinos, cada atleta esta adaptado a algum tipo de gel, barra, frutas, repositores que utiliza durante varios meses antes da prova. E durante o evento tem que manter essa rotina, e evitar comer ou beber alimentos oferecidos pela organização nos postos de abastecimento a quais não estão adaptados. 

5) TÊNIS, ROUPA OU ACESSÓRIOS PARA ESTREAR NA PROVA.
Muitos atletas amadores tem a sua disposição uma enorme oferta de produtos para a corrida, desde tênis, bermuda, t-shirts, cintos, meias e inumeras outras ofertas, e como em varias provas no dia anterior temos a nossa disposição as feiras com os productos de ultima geração, deixamos nos levar pela empolgação e corremos o risco de querer usar a prova como meio de experimentar um novo tênis ou bermuda, o resultado pode ser fatal.
Desde bolhas a assaduras que com certeza vão jogar fora toda a preparação de meses, por isso, nada de arriscar, utilize o que esta adaptado, e para o próximo desfio ai sim utilize os novos brinquedos.

 
COM ESSAS 5 PRECAUÇÕES PODEM TER A CERTEZA QUE VÃO CONSEGUIR REALIZAR UMA GRANDE PROVA, MAS CLARO QUE NADA DISSO VAI AJUDAR SE O PRINCIPAL QUE É O TREINO BEM ORIENTADO POR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO NÃO TIVER SIDO SEGUIDO COM MUITA DETERMINAÇÃO.

António Nascimento (Director Técnico)

www.personalbody.com

1 comentário:

  1. Po Antonio, grandes saudades suas cara... Sou o Caio que era seu aluno no judô do Coraçao de Jesus aqui em Floripa cara... Como estás?? Forte abraço.. Saudade

    ResponderEliminar