Nada melhor do que fazer uma pesquisa básica!
As bebidas energéticas costumam ser vendida em latas de 200ml a 250ml, e tem alto teor de cafeína, que estimula o estado de alerta do corpo. Elas têm a capacidade de reduzir o sono durante um tempo estabelecido.
Só que os energéticos se forem ingeridos em excesso e indiscriminadamente, podem ter efeitos colaterais sérios, como aumento da freqüência cardíaca, insônia e diurética, avisa Renata.
A cafeína também acelera a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, que pode resultar em câimbras. A cafeína em excesso pode resultar na dependência da substância, visto que reduz a sensação de dor e cansaço, alerta Renata. E ela avisa ainda que a substância taurina, presente em alguns energéticos, pode ter efeitos perigosos quando misturada a bebidas alcoólicas. Embora não se tenham estudos que comprovem, só que existe evidências que mostram que a taurina pode suprimir o efeito depressor do álcool, deixando a pessoa muito mais excitada, mais estimulada.
E mais, usar energéticos diariamente além de tirar o sono, essas bebidas, ao reduzirem a absorção de cálcio pelo organismo, podem resultar futuramente em uma osteoporose.
As três funções básicas de uma bebida isotônica são repor líquidos, eletrólitos e carboidratos, que leva a restauração do equilíbrio do organismo. Bebidas como o Gatorade, por exemplo, são mais indicadas as pessoas desidratadas, que necessitam repor líquidos e minerais de maneira mais rápida.
Essas bebidas são fundamentais para atletas, principalmente em atividades físicas de longa duração. Nas provas que duram mais de três horas, o atleta precisa repor sódio no organismo e os isotonicos são um otimo meio!
Acho que tá bem explicadinho...até a próxima!
(Janaína Grossi)
Sem comentários:
Enviar um comentário