PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dor na parte da frente da perna??

                SÍNDROME DO COMPARTIMENTO ANTERIOR DA PERNA

                                                           
 Vc sente dores na porção anterior da sua perna quando caminha muito tempo, ou quando esta iniciando uma corrida?
 Este sintoma, muitas pessoas sentem quando iniciam ou retornam a fazer caminhadas ou corrida depois de muito tempo sem praticar actividade física.
 Portanto vamos falar um pouco sobre este assunto!

 Todo nosso corpo trabalha em harmonia muscular, os grupamentos musculares agem em conjunto, de forma antagónica para que o segmento se movimente.
 Se este trabalho for realizado de forma desequilibrada, ou seja, se um dos grupamentos estiver mais fraco ou encurtado do que o outro, poderá ser o início de uma lesão.
 Quais os sintomas que indicam uma possível lesão no compartimento anterior da perna : inicia com uma sensação de peso nos pés, dores na porção anterior da perna, por fim edema nesta região e incapacidade de continuar a correr.

Alguns corredores sentem dores tardia na região do tibial anterior (T.A) e também relatam dores à palpação deste mesmo local após os treinos.
 Estes sintomas são devido à fadiga do músculo T.A, este, trabalha em antagonismo com o sóleo e o gastrocnemio, que na sua maioria, as pessoas o possuem encurtados.
 Devido esta relação desequilibrada entre os músculos da perna, da-se o processo inflamatório do tibial anterior.
 A forma de combater este sintomas, vai depender em que grau esta seus sintomas.
 Se esta com dores muito fortes, mesmo após já ter finalizado os treinos e repousado, deverá procurar um ortopedista para um exame mais profundo da sua perna.
 Pois poderá ter desenvolvido uma periostite, que nos corredores mais jovens, se desenvolve com uma certa frequência, ou uma fractura de stress, minúsculas e muito finas que aparecem ao longo da parte anterior da tíbia, mas nos corredores mais experientes a dor por vezes deve-se:
  •  a sobrecarga da articulação sobre a superfície irregular ou dura, desequilíbrio postural. (queda da arcada plantar ou aumento). 
  • Esforço anormal ou errado. 
  • Alterações circulatórias no local.
  •  Hipertonicidade do músculo sóleo ou gastrocnêmio.
  •  Hipotonicidade dos músculos anteriores da perna.
Para este quadro temos de combarter primeiro o processo inflamatório, eliminando o edema e a dor. Para isto além do processo da electroterapia ( ultrason e tens ), podemos usar a termoterapia ( gelo e calor úmido ). Logo depois da inflamação resolvida, inicia-se o fortalecimento, alongamento e a propriocepção para restaurar o equilíbrio e a funcionabilidade articular.
 Mas se os sintomas aparecem apenas durante a corrida ( dor localizada, sensação de peso nos pés e edema ) e após o termino do treino volta ao normal, podemos resolver isto apenas com alongamento de todos os compartimentos da perna ( anterior e posterior ).
 Pode-se também fazer uso da termoterapia. A utilização do gelo logo após os períodos de treinamento é de grande valia para combater a fadiga muscular e o possível processo inflamatório.
 Mas o que vai realmente eliminar este quadro incomodo que se instala no compartimento anterior da perna, será o equilíbrio muscular de toda a perna, é o fortalecimento e o alongamento do tibial anterior, alongamento do quadríceps, isquiostibiais, sóleo e gastrocnêmio e fáscia plantar.
 Ápos ter resolvido o problema, tenha a atenção em manter o trabalho de equilíbrio muscular, fortalecendo e alongando, caso contrário os sintomas podem retornar.
                                          (Meire Cezário)

10 comentários:

  1. Jana querida, amei seu blog. Sdds, bjus

    ResponderEliminar
  2. bom dia, tenho 29 anos e comecei recentemente a correr em esteiras na academia, quando corro cerca de 3 a 5 minutos sinto uma queimação perto do tornozelo(perto da curvatura do pé), a queimação e tanta que tenho que parar ou caminhar devagar para diminuir na dor ou queimação, mas logo depois quando diminuo o ritmo para a dor ou queimação. É um dado importante e que estou sobrepeso, pois tenho 1,75 alt. e peso 91kg, o que pode ser essa queimação ou dor?

    ResponderEliminar
  3. Minha filha de 10 anos sente muita dor nesta região quando está dormindo, chega a chorar de tanta dor. Ela no momento não pratica nenhum esporte (já fez natação). pode ser alguma inflamação? Obrigada!!

    ResponderEliminar
  4. Comecei a caminhar na rua,tem 2 dias...caminhada de 1 hora...estou sentindo uma dor desconfortável na frente da canela,mesmo apos a caminhada,vou dormir sentindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mais ou menos a mesma dor, o tornozelo fica cansado e dolorido

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ola, comecei a correr e a sentir muitas dores nas canelas (ambas), parei por meses de fazer atividades fisicas e voltei novamente. As dores continuaram e aumentavam inclusive quando eu estava em repouso. Parei com qualquer atividade que cause impacto, estou apenas nadando, mas ainda sinto dores. Fui a um fisioterapeuta que me disse que a dor nao vem do TA e sim de um musculo que se encontra na panturrilha e esse musculo por falta de espaco para crescer empurrar o TA causando dor e obstruindo meus vasos linfaticos. Fiz uma sessao com o fisio, e estou fazendo os exercicios que ele me passou. Exercicios apenas para relaxamento e alongamento, pois ele me disse que eu tenho que "amolecer" meus musculos para que quando ele crecer tenha espaco. Porem ainda sinto dores e fiz varias pesquisas pela net e nao encontrei nada falando sobre isso. Claro que a internet ajuda, mas sei que nao posso confiar. Enfim gostaria de uma informacao se o procedimento desse fisio esta correto, faz sentido ou nao, se devo procurar outro profissional ou nao. Pois estou bem preocupada com essa dor que nao passa nunca. Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Oi sou a Rebeca e tenho 18 anos. desdo meu 16 que comecei a fazer academia, senti umas dores na parte da canela só que na frente das pernas. Quando começo andar rápido e por um bom tempo, começa a doer, realmente é uma dor muito forte que tenho que parar um pouco, pra dor passar. Doi ainda mais quando levanto o pé. Tenho muito interesse em saber o porque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho exatamente essa dor, parece que o tornozelo fica duro, cansado não consigo mexer

      Eliminar
  8. Sinto dor na parte frontal da canela um pouco mais pra o lado esquerdo. Mas dói muito se passar a mão. O que será??? Trabalhei muitos anos pisando na máquina com essa perna q dói. Tenho 42 anos

    ResponderEliminar