PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

domingo, 3 de abril de 2011

Quem corre ganha! A corrida e seus benefícios

Achei interessante essa matéria sobre quem corre, vamos partilhar!!


Quem corre ganha em humor, disposição e melhora todos os órgãos e sistemas importantes do organismo:


Circulação: O Sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigénio nos tecidos e optimiza a função dos órgãos.
Sono: O organismo aproveita melhor as horas de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos do exercício.
Cérebro: Aumentam os níveis de serotonina, a qual em baixos níveis, é associada às alterações do sono, vontade de comer doce e depressão.
Peso: Uma pessoa  de 70Kg pode queimar cerca de 450 calorias a cada hora de corrida
Glicemia:  As taxas de glicose caem, e as células se tornam mais sensíveis a insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue.
Ossos: A corrida estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose.
Tensão Arterial:  A corrida promove maior elasticidade dos vasos  sanguíneos, o que ajuda a manter a Tensão arterial baixa.
Pulmão: Corredores têm menos risco de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada – Principalmente na porção superior.
Colesterol: Os níveis de LDL(colesterol” ruim”) diminuem.
Hormônios: O hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, è queimado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse.
Fortalecer e melhorar a eficiência. Gradativamente o atleta tem capacidade para bombear mais sangue com menos batimentos cardíacos. E não é só isso que o coração melhora…
…entre caminhadas e treinos, alguns encontram até um novo amor.
Treinadores de corrida atestam que muitos casamentos começam na caminhada no passeio, ginásios e clubes
Depressão: Está provado cientificamente que correr combate a depressão e ainda ataca a solidão, já que muita gente acaba se conhecendo, novos grupos e muitos amigos se formam!
Por mais que pareça um movimento natural do ser humano, daqueles que todos aprendem na escola, fazer do esporte uma actividade que agregue qualidade à vida requer algum esforço, além do de calçar o par de ténis e sair por aí, alguns dias da semana…com diciplina e regularidade, os ganhos em saúde, bem-estar, humor e disposição são mensuráveis já no 1º mês. E o planejamento de treino com bons resultados não é exclusividade de atleta de elite … quem corre vive melhor, tem mais disciplina e disposição, cuida do corpo, controla o peso, previne doenças e até combate a depressão, mas é preciso ter objectivos, metas alcançáveis, abrir espaço na agenda, ter dedicação e organização…Seu corpo vai mudar, sua vida vai mudar, muito provavelmente até sua maneira de ver o mundo e seus horizontes, todo corredor deve estar preparado para as novidades que chegarão com a corrida e estar motivado…
E motivos por  aqui não faltou!!
Venham correr conosco!!! Equipe Hand2Hand!!!

                                

Fonte: http://www.eduardocolmanetti.com.br/dicas/7-por+que+correr


               (Janaína Grossi)

Sem comentários:

Enviar um comentário