PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

sábado, 23 de abril de 2011

A Natação e corrida.

A equipe PersonalRunner tem como complemento ao treino de corrida, a musculação, a natação ou actividade na água e o alongamento. E é sobre a actividade na água que iremos falar.
A água alivia o stress das articulações sendo assim os atletas que estão com treinos intensos passam a frequentar as aulas uma ou mais vezes por semana como um treino alternativo, tendo assim a oportunidade de superar o desempenho. Mas no grupo de corrida temos atletas que também frequentam as aulas pois estão lesionados e não podem correr então usam essas aulas para manter o condicionamento físico e também com exercícios de fortalecimento muscular específicos, indicados pela fisioterapeuta. A aula é ideal para recuperar lesões como fracturas de stress, joelho, tornozelo ou dores musculares.
As aulas:
Essas podem ser desde a natação pura para melhorar o VO2,  como também aulas de natação com exercícios específicos e movimentos semelhantes aos da modalidade, desenvolvendo a cadeia muscular específica, facilitando e melhorando a amplitude do movimento. Usamos muito a corrida em suspensão e a bike na água como opção de trabalho.
Aula de bike seguida da natação para manter o condicionamento

Exercícios específico para fortalecimento muscular     

Fotos: Revista Sport Life

 Benefícios do treino na água

  Segundo Blasco (1994) os exercícios na água trazem benefícios ao corpo:
  •  Melhora a circulação sanguínea: Graças aos principais fenómenos, a acção térmica da água sobre o corpo que produz uma activação do sistema circulatório e a pressão da água exercida sobre o organismo que estimula o retorno sanguíneo.
  • Melhora as funções cardíacas: Devido à estimulação e melhora da circulação sanguínea e activação da musculatura produzida pelo movimento facilitado dentro da água.
  • Melhora as funções pulmonares: Para além dos fenómenos referidos, que também contribuem para activação pulmonar positiva, aquelas actividades encaminhadas pela aprendizagem ou prática da apneia e dos mecanismos respiratórios são bons elementos para a melhoria das funções pulmonares.
  • Aumento da resistência: A adaptação progressiva ao exercício e realização, sobretudo, de treinos de media e baixa intensidade e de curta duração, proporcionam ao organismo a adaptação da qualidade mais qualificada para a melhora do metabolismo e das suas consequências positivas, para o aumento da resistência.
  • Estimulação do metabolismo: referindo a uma melhoria para o bom funcionamento dos sistemas inseridos na fisiologia corporal, e incluindo o óptimo equilíbrio e psicológico.
  • Participação de grandes grupos musculares: A actividade trabalhada na água propõe activação de todos os músculos esqueléticos, assim como a sua adaptação e fortalecimento progressivo.
  • Tonificação muscular: Só a resistência oferecida pela água será uma carga uniforme e equilibrada mas adequada para o trabalho muscular. Com a prática continuada de actividades aquáticas notam-se, provavelmente, mais melhorias de todos aqueles problemas ocasionados pelas tensões musculares e posturais.
  • Relação muscular: Não somente o trabalho realizado na água incide notavelmente sobre a relação muscular, sem que sobre todo, a flutuação produzida pela imersão é a principal causa positiva sobre a relação dos músculos que se transmite, inevitavelmente, na sociabilização e no seu estado de ânimo.
  • Melhora a mobilidade articular: a actividade realizada na água melhora também, a mobilidade articular. A amplitude do recorrido articular melhora devido sobre tudo à flutuação, assim como a pressão constante e uniforme exercida pela água. Muitas das lesões articulares recuperam-se com um trabalho adequado na água.
  • Fortalecimento muscular: A tonificação adequada de toda a musculatura, permitirá um maior equilíbrio corporal, e uma utilização mais eficaz de cada músculo em benefício do equilíbrio postural, evitando possíveis deformações do raquis por culpa de vícios posturais motores.
  • Menor pressão da coluna vertebral: as posições horizontais tão comuns no meio aquático, assim como o fenómeno de falta gravidade, promovem uma descarga extraordinária da coluna vertebral.
  • Relação: uma boa relação muscular permitirá á musculatura dispor de um tónus adequado para a execução de possíveis trabalhos motores. A utilização da musculatura protagonista em cada acção, permitirá uma eficácia óptima do movimento.
  • Coordenação de movimentos: A maior parte dos trabalhos realizados no meio aquático vão melhorar, a coordenação. A melhoria das conexões nervosas, a harmonia dos movimentos e a correcta correlação de ordens nervosas e respostas musculares, serão consequência do trabalho físico que iniciará notavelmente a eficiência o movimento.
  • Aquisição de novas experiências com movimentos sem gravidade: A experiência de acções em situações na ausência gravidade as que normalmente estamos acostumados, enriquecerão a nossa capacidade de movimento e melhoram, ao mesmo tempo, os nossos padrões motores tornando-nos capazes de experimentar novas situações motoras.


Também podem ver um pouco mais sobre o treino na água na matéria que saíu na Revista Sport Life em nov/2010. Também publicamos no blog, para ver a matéria clique aqui.


  

                                          (Janaína Grossi)

1 comentário: