PersonalRunner

"Através de três métodos podemos aprender a sabedoria: primeiro, por reflexão, que é mais nobre, o segundo, por imitação, que é mais fácil, e terceiro, por experiência, que é a mais dolorosa." Confúcio

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tem dores na região lateral externa do Joelho?? Ai vai a Dica...

                     Combatendo a Síndrome do Trato Iliotibial


Alguns atletas relatam dores na região lateral externa do joelho, que por muitas vezes tornar-se um fator limitante para a corrida, ao ponto de afasta-lo dos treinos, podemos estar lidando com a síndrome do trato Íliotibial.


A síndrome da banda Íliotibial é uma dor na parte externa ( lateral) do joelho, causada pela fricção da banda no osso.

Normalmente isso ocorre pela tensão da banda, causando por um desequilíbrio dos grupamentos musculares que envolvem a articulação do joelho. A banda raspa no osso e a dor aparece, normalmente depois de alguns longos quilómetros de corrida ou bike ou outra atividades físicas.

Uma das atividades muito importante que compõe o tratamento necessário para esta síndrome do trato Íliotibial é o alongamento.



Os glúteos também tem de ser alongados e fortalecidos.



Também podemos fazer para ajudar na recuperação é o alongamento miofascial. Para iniciar é necessário um rolinho de espuma. O objectivo é rola-lo pelos pontos de tensão da banda Íliotibial, fazendo o relaxamento desta região para que não raspe mas no osso.
 Veja melhor no vídeo




Além deste processos, a utlização do gelo como terapia, apresenta um bom resultado, com uma periodização de 30' de gelo a cada duas horas de intervalo.

Bons treinos!!
      Meire Cezário (Fisioterapeuta)


4 comentários:

  1. Boa noite, sobre estas dores no joelho parte externa, um anti-inflamatório ajuda a melhorar as dores e tem algo que eu possa tomar antes de começar correr que me ajude a sentir menos, meu nome e José Caetano, tenho 51 anos - Vista Alegre - Rio de Janeiro.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Gostaria de saber se essa "síndrome" é uma doença? Pode ser tratada e o joelho voltar ao normal?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao pode ser considerado doenca mas sim lesao e se nao tratada corretamente torna-se cronica.
      sugiro pesquisar mais sobre isso o artigo acima ajuda mas é superficial as melhores fontes como sempre sao gringas e tem muito mais dentro deste assunto de lesoes de corredores.
      Doenca com certeza nao é.

      Eliminar